Santa Convocação a toda Igreja do Senhor!

A partir do dia 21 de Abril até dia 09 de Junho estaremos em 50 dias de jejum e consagração no período exato entre a Páscoa e a Festa do Pentecostes. O Senhor tem nos impelido pelo Espírito Santo ao propósito de sermos luz em meio as trevas em nossas casas,em nossos trabalhos, em nossa cidade e porque não dizer até, em nossa nação?! Sua oração é muito importante, pois o Senhor quer levantar um exército de intercessores e adoradores, e você pode fazer parte!

Este jejum pode ser feito de diversas maneiras, e cada um pode buscar no Senhor a direção para cumpri-lo.

O jejum pode ser integral, mas isso demanda um retiro, uma separação das atividades comuns, para que a pessoa poupe as energias corporais. Afinal, não comerá nada. Geralmente aconselha-se que a pessoa não deixe de beber água. O jejum de 40 dias que Jesus fez, sem água, foi sobrenatural!

Há o jejum de líquidos, em que a pessoa ingere água, sucos, caldos. Esse também é bastante intenso, e também demanda uma certa renúncia de outras atividades, pois a pessoa pode sentir-se mais fraca fisicamente (ainda que espiritualmente forte!).

Alguém pode escolher um jejum como o de Daniel, e comer apenas legumes, verduras, frutas. É bastante utilizado pelos cristãos em todo o mundo. Apesar de a pessoa poder continuar suas atividades normais, esse jejum traz maior sensibilidade espiritual, pois a renúncia a tantos outros tipos de alimentos é muito grande.

Outro tipo de jejum, que possibilita às pessoas a manutenção das atividades normais, mas que também sensibiliza espiritualmente, é o jejum de delícias. A pessoa renuncia certos tipos de alimentos que mais gosta, fazendo assim, a ingestão apenas de alimentos essenciais, não necessariamente os mais agradáveis ao seu paladar. Esse jejum também é muito utilizado devido à dificuldade que muitas pessoas têm de preparar refeições específicas para o jejum, pois estão em locais de trabalho, escola, e precisam comer o que lhes é oferecido. Assim, muitos tiram pães, refrigerantes, doces, carnes, e fazem a ingestão apenas do essencial.

Algumas pessoas escolhem ficar de jejum integral durante um ou dois dias na semana, em que podem parar tudo e se dedicar à oração e leitura da Bíblia. Outras deixam de fazer alguma refeição, ficando de jejum por horas seguidas do dia.

Seja qual for o jejum que você escolher, lembre-se que deve ser sempre associado à oração, para que não se transforme em uma simples dieta. Lembre-se de orar por nós, pelos preparativos para este ajuntamento tão especial que será a Festa de Pentecostes, onde vamos entronizar o Senhor Jesus e clamar-lhe: “Senhor, queremos voltar ao primeiro amor! Aviva-nos Senhor! Queima com Teu fogo santo nossas vidas”. Clamamos ao Senhor em arrependimento pelos nossos delitos e pecados individuais, pelos pecados da Igreja brasileira e da nossa nação.

Certamente, sua vida e os propósitos de Deus para você também serão edificados neste período de consagração e arrependimento. Nossa oração é para que todos sejamos sensibilizados para ouvirmos mais a voz de Deus, para sermos mais parecidos com Ele, e que mais de Sua Presença gloriosa seja manifesta em nós e através de nós. Que o poder do Espírito flua em nossas vidas, e que fortalezas das trevas sejam destruídas, pela luz do Senhor brilhando em nós.

Deus te abençoe!