Neste ano, em que comemoramos nosso 11° aniversário, contemplamos um pouco daquilo que Deus tem escrito nas páginas de nossa história, e percebemos Deus confirmando este local, como o “Lugar da Vitória”. São onze anos recheados de lutas e conquistas, que exigiram a nós todos, a porção nossa de cada dia de fé e confiança no caráter fiel de nosso amado Pai. 2011 é sugestivo pois nos aponta para Hebreus 11, onde podemos contemplar a galeria dos Heróis da Fé, ou seja, daqueles que venceram por não abrir mão de sua fé, suas convicções. Se nosso slogan é Canaã: Lugar da Vitória, caberia também dizermos: Canaã: Lugar da Fé, ou ainda, Canaã: Lugar onde Deus dá a Vitória aos que têm Fé, pois “...a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1a
Note que entre os Heróis da Fé, da galeria citada no capítulo 11 da carta do Apóstolo Paulo aos Hebreus, temos pessoas de extensas narrativas bíblicas, bem como outros com muito poucas palavras a seu respeito. Contudo, segundo o versículo 40, “O mundo não era digno deles”! Ao estudarmos a narrativa bíblica a respeito de cada um dos membros desta galeria, percebemos dentre estes, algumas pessoas outrora “sem expressão” na sociedade de seu convívio, pessoas rejeitadas, de origens humildes, recriminadas, excluídas. Dentre estes, por que não avaliarmos a situação de Jefté? - Nascido de uma relação adúltera de seu pai com uma prostituta, rejeitado por seus irmãos, sua família, seus vizinhos... Escorraçado de seu meio, como alguém execrável, por algo que ele não fez. Que culpa teria ele de ter nascido desta relação? Foi relegado a viver entre a escória da sociedade de então... Muitos se sentem semelhantemente escorraçados ao bom convívio da sociedade. Nada fizeram para merecer a má-sorte... Nada fizeram para merecer as perseguições, a infâmia. Pessoas diminuídas pelo achatamento social... Vitimados por toda sorte de investidas do infortúnio! Aqueles, entretanto, foram pessoas que se permitiram ter sua história moldada por causa de sua fé. Fé esta, cuja raiz hebraica remete aos sentidos de fidelidade, verdadeiro, firmeza, constância, sustento, certo, seguro! E isto tudo é o que se pode desencadear na vida do homem e da mulher movidos por sua fé genuína em Deus! São pessoas imbuídas de fidelidade, pessoas verdadeiras, firmes, constantes, que sustentam a palavra de maneira honrada, ávidos pelo certo em detrimento do erro; pessoas seguras, na certeza de estar ao alcance do Deus Soberano e Todo-Poderoso, que tem em Suas onipotentes mãos, o controle de todas as coisas. Deixaram um legado à humanidade, com peso na eternidade. Hoje, Deus nos chama a estender a continuidade desta galeria. Não que esperamos ser citados no Texto Sagrado, mas, se permitirmos a Deus moldar nossas vidas através de nossa fé em Sua Palavra e em Seu Caráter, certamente teremos uma geração de pessoas que mais uma vez se dirá - “O mundo não era digno deles”!
Junte-se a nós, e venha nos ajudar a engrossar as fileiras da fé.

 

Pr. Rogério Pardini /Pr. Anderson Moraes






Cultos