Fortaleça o que resta e está para morrer no Iraque

www.portasabertas.com.br - 24/10/2014

Inicialmente, muitos fugiram para o norte e a cidade de Erbil. Agora, cerca de 1.800 cristãos de Mosul e arredores, expulsos por militantes do grupo autointitulado Estado Islâmico, encontraram abrigo no país vizinho, Jordânia

23_Iraq_0380009899Há 1.600 anos, Mosul está no coração da cultura cristã no Iraque. Até meados deste ano, quando os cristãos locais foram forçados por extremistas ultrarradicais do Estado Islâmico a se converter ao islã, fugir ou morrer.

"Minha filha foi a primeira a nascer no exílio", diz o cristão Abu Safwan, carregando a pequena criança em seus braços, em meio ao barulho dos cristãos iraquianos deslocados abrigados em uma igreja nos arredores da capital jordaniana, Amã.

"Militantes do Estado Islâmico nos arrancaram e nos expulsaram do nosso país. Saímos de Mosul quebrados", diz Safwan. "Eles tomaram nossas casas e empresas e mataram nossos líderes religiosos. Como a gente vai poder voltar para lá?"

No início deste mês, a Organização das Nações Unidas disse que militantes do Estado Islâmico cometeram diversos abusos aos direitos humanos e "atos de violência de natureza cada vez mais sectária no Iraque".

A entidade alegou que o grupo realizou possíveis crimes de guerra, incluindo execuções em massa, uso de crianças como soldados e o sequestro de mulheres e meninas para serem usadas como escravas sexuais.

Mantenha a Igreja viva no Iraque!
A Igreja iraquiana precisa de você para continuar viva e cumprir o seu papel. Fortaleça-a em oração e ajude.

FonteBBC Brasil